sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O Torneio Interligas e seu novo formato

  
  O Torneio Interligas foi criado na temporada 2009/2010, e visava reunir, em uma competição curta, as quatro melhores equipes do Brasil e da Argentina. O torneio, em suas duas únicas edições, foi realizado após o término das fases classificatórias do campeonato brasileiro (NBB) e do campeonato argentino: as quatro melhores equipes classificadas de cada país garantiam vaga para o campeonato continental.

   As oito melhores equipes dos dois países formavam dois quadrangulares: o brasileiro, que reunia as duas melhores equipes do NBB e a terceira e quarta equipes mais bem classificadas da Argentina; e o quadrangular da argentina, que contava com as duas melhores equipes hermanas e o 3º e 4º colocados do NBB.

   Em cada quadrangular, as quatro equipes jogavam entre si e definiam um único classificado, que estaria na grande final do torneio. Os dois campeões de cada quadrangular se enfrentavam, em jogo único, para definir o grande vencedor do Torneio Interligas.

   Por dois anos, o regulamento da competição foi o mesmo, e o país vencedor também: a Argentina levou para casa os troféus das duas edições do campeonato: em 2010, com o Peñarol e em 2011, com o Obras Sanitárias.


Mc Farlan, norte-americano do Obras Sanitarias,
que venceu Pinheiros na última final do Interligas
Foto: Luiz Pires/Divulgação
  
   Porém, a terceira edição terá modificações: os quatro melhores times do NBB sairão do primeiro turno da competição devido ao fato de que os campeonatos dos dois países divergirem em relação às datas. Assim, o torneio reunirá as quatro melhores equipes da fase de classificação da Argentina e os quatro melhores times brasileiros das 15 primeiras rodadas do NBB.

   O primeiro quadrangular será realizado entre os dias 20 e 22 de abril, no Brasil, e reunirá o primeiro e segundo colocados do NBB e o terceiro e quarto colocados da Liga Argentina. O segundo quadrangular acontecerá em solo argentino nos dias 23, 24 e 25 do mesmo mês, e terá os dois melhores times argentinos e o 3º e 4º colocados do 1º turno do NBB.

   O NBN fez uma análise para descobrir se, de acordo com a história do NBB, as quatro melhores equipes do primeiro turno são as mesmas quatro melhores equipes ao final da fase de classificação.

   Na primeira edição do nacional não houve a disputa do Interligas, mas as quatro primeiras equipes contando-se apenas as 15 primeiras rodadas foram as mesmas quatro equipes ao final da fase de classificação, porém em ordem diferentes. Ao final do primeiro turno, a classificação foi, nesta ordem: Flamengo, Minas, Brasília e Joinville; enquanto que, terminadas as 30 rodadas, a classificação apresentou-se da seguinte maneira: Flamengo, Brasília, Minas e Joinville.

   No NBB 2009/2010, já valendo vaga para o Torneio Interligas, a classificação ao final das primeiras 14 rodadas (Brasília, Joinville, Franca e Flamengo, nesta ordem) foi completamente diferente da disposição dos líderes ao final da fase de classificação: Brasília, Flamengo, Franca e Minas, nesta ordem. Portanto, se o novo regulamento estivesse vigente, ao invés do Minas Tênis Clube, Joinville disputaria o torneio entre brasileiros e argentinos.

   Já na última edição do NBB, os classificados do 1º turno e dos dois turnos da competição apresentou grande diferença: os quatro primeiros da primeira metade da competição foram Brasília, Joinville, Franca e São José, enquanto que os melhores da fase de classificação foram Franca, Pinheiros, Brasília e Flamengo, nesta ordem.

   Representados ou não pelas quatro melhores equipes do Brasil, as equipes que disputarem o Torneio Interligas têm chances de vencer a competição. Que mudem a escrita do torneio e carimbem o troféu com as cores verde e amarelo.


Rodrigo Bertoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário