terça-feira, 1 de novembro de 2011

Liga de Desenvolvimento Olímpico e suas consequências

   O propósito da criação da Liga de Desenvolvimento Olímpico, que é dar oportunidade aos jovens jogadores de basquete no Brasil, tem dado resultados a curto prazo. Três equipes, por enquanto, já correram para assinar contrato com os “meninos” que estiveram, por duas semanas, na cidade de São Sebastião do Paraíso.

George Chaia, novo reforço da equipe do Tijuca para o NBB 4
Foto: Célio Messias/LNB

   A equipe do Tijuca Tênis Clube, do Rio de Janeiro, assinoucom o jovem George Chaia, que defendeu o Flamengo no NBB sub-21, onde conquistou médias de 13,71 pontos e 10,86 assistências, melhor marca de passes decisivos da competição.

   No Tijuca, apesar de brigar por uma vaga com Manteguinha, Ricardinho e Arnaldinho, Gegê terá chances de mostrar todo seu potencial apresentado no campeonato sub-21. No NBB 2010/2011, George disputou apenas uma única partida pelo Flamengo, na qual atuou pouco mais de dois minutos.

   Outra equipe que se aproveitou das boas atuações na LDO e recheou seu elenco foi Bauru, que, segundo o site bauruense do Canhota 10, assinará contrato com o jovem Welinton, recordista de bolas recuperadas em um único jogo da Liga de Desenvolvimento Olímpico: 15 bolas roubadas na partida contra Sorocaba.

Welinton teve a maior média de bolas roubadas da LDO: 5,00 por jogo
Foto: Célio Messias/LNB

   Welinton, que pertence ao Regatas, de Campinas, mas defendeu Bauru, também conseguiu boas médias nos pontos convertidos (10,86), nos rebotes (4,86), nas assistências (2,43) e nas enterradas: o ala teve 7 dunks na competição sub-21, com média de uma enterrada por jogo.

   Pedro Henrique, jovem jogador que defendeu Vila Velha na LDO, também é outra revelação que poderá disputar o NBB 2011/2012. Depois de quase conquistar um triple-double diante da equipe de Sorocaba, Pedro parece ter despertado o interesse de seu treinador Márcio Azevedo e pode assinar com os capixabas ainda essa semana.
Pedro Henrique, possível reforço de Vila Velha para o NBB 4
Foto: Célio Messias/LNB

   Com 1,98m e uma boa envergadura, Pedro teve média de 12,86 pontos, 6,14 rebotes e 4,29 assistências, tornado-se o jogador com maior média de passes decisivos do grupo B da competição.

   Rafael Malfi, de 19 anos, é outro jovem atleta que terá a oportunidade de participar do NBB, onde defenderá a equipe de Sorocaba. No entanto, Rafael não participou da LDO: o atleta defendeu a equipe de São Caetano no campeonato paulista 2011, com média de 11,50 pontos, 3,86 rebotes e 5,93 assistências.

   Malfi já disputou o NBB, na seu segunda edição, quando ainda jogava pela equipe do Paulistano, mas não teve muitas chances na equipe de São Paulo.

   As sementes plantadas já começam a render frutos. Muito outros jogadores se beneficiarão do campeonato criado pela Liga Nacional de Basquete  em parceria com a CBB e o Ministério do Esporte. Que a oportunidade continue sendo oferecida a estes jogadores nas equipes adultas.

   Faltam apenas 18 dias para a temporada 2011/2012 do Novo Basquete Brasil!


Rodrigo Bertoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário