quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Liga de Desenvolvimento Olímpico


   O grande objetivo é preparar atletas de até 21 anos para as Olimpíadas de 2016. Entretanto, a Liga de Desenvolvimento Olímpico, criada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e o Ministério do Esporte, trará também uma oportunidade única para que esses jovens jogadores possam evoluir em quadra, consigam ganhar experiência e mostrem seu potencial. Dessa forma, jogadores que hoje estão começando carreira em equipes adultas irão voltar aos seus clubes com o currículo muito mais completo e com melhores condições de servirem e ajudarem seus companheiros de time.
   Outro benefício que a Liga de Desenvolvimento Olímpico pode trazer para o basquete brasileiro é a diminuição da transferência de jogadores para outros países. Com as categorias de base ganhando visibilidade, os atletas passam a ter mais oportunidades dentro do Brasil. 
   Além de proporcionar o desenvolvimento dentro de quadra, a LDO visa o crescimento e o amadurecimento individual dos jogadores e para isso irá investir em palestras, ações sociais e clínicas técnicas.
   O Novo Basquete Notícias acredita nessa iniciativa que tanto tem a oferecer ao basquete e irá cobrir todos os dias do torneio, diretamente de São Sebastião do Paraíso. Aqui no blog o leitor encontrará matérias, estatísticas, curiosidades, destaques, entrevistas e fotos sobre tudo o que acontecer na Liga de Desenvolvimento Olímpico. 


TORNEIO

   O campeonato será disputado em quatro etapas: dois octogonais classificatórios, um hexagonal semifinal e um quadrangular final. Os 16 times participantes (todos que irão participar da quarta edição do NBB) serão divididos em dois grupos. Em cada uma das chaves, os oito clubes se enfrentaram entre si e os três primeiros colocados de cada grupo estarão classificados para o hexagonal semifinal. Na fase seguinte, as seis equipes classificadas disputam entre si e definem os quatro times que irão para o quadrangular final.
   A Arena Olímpica, ginásio localizado em São Sebastião do Paraíso, será palco das duas primeiras fases do campeonato. A primeira etapa, que será disputada por Araraquara, Flamengo, Franca, Joinville, Limeira, Paulistano Pinheiros e Tijuca, acontecerá entre os dias 8 e 16 de outubro. 
Já Bauru, Brasília, Liga Sorocabana, Minas, São José, Uberlândia, Vila Velha e Vitória Basquete disputam a segunda etapa que está agendada para começar no dia 22 de outubro e terminar no dia 30 do mesmo mês. 


ARENA OLÍMPICA




A Arena Olímpica “João Mambrini”  foi inaugurada no dia 26 de março de 2010, depois de 24 anos de construção. O prédio começou a ser feito em 1986 e as obras seguiram até o ano de 1992, quando, devido à falta de verbas, o projeto foi paralisado. Somente dez anos depois, em 2002, foram destinados recursos federais do Ministério do Esporte e Turismo para que a construção fosse finalizada. Com a aplicação de cerca de R$ 2 milhões, o projeto inicial foi ampliado em 30% para que a quadra contasse com dimensões oficiais. Através de um convênio com o Governo do Estado de Minas Gerais, houve a liberação de mais R$ 3,5 milhões que foram aplicados no acabamento da obra.
   Hoje, a Arena Olímpica paraisense tem capacidade para receber  quatro mil e quinhentos torcedores em assentos individuais com encosto, alojamento para até 600 atletas, acesso para pessoas com deficiência a todos os pisos através de rampas e elevadores, piso “flutuante” de madeira, placar eletrônico, palco com camarins, cozinha, refeitório, academia, fisioterapia, consultórios médicos, salas para aquecimento, auditório, sala de vídeo e multimídia, área reservada para camarotes, área exclusiva para imprensa, lanchonetes, banheiros, monitoramento de segurança por câmeras, área administrativa e um amplo estacionamento.
Este ano, a Arena Olímpica foi escolhida pela Confederação Brasileira de Handebol para o treinamento da Seleção Brasileira e pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB) para sediar o Centro de Treinamento e Desenvolvimento da Base.



Júlia Abrão

Nenhum comentário:

Postar um comentário