quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A marca de Welinton na Liga de Desenvolvimento Olímpico


   A Liga de Desenvolvimento Olímpico foi criada com o objetivo de proporcionar oportunidades para os jovens talentos para que estes possam ganhar maior visibilidade no basquete nacional. Um jogador, em especial, parece ter entendido a mensagem da Liga Nacional de Basquete e da Confederação Brasileira de Basketball e tem utilizado o NBB sub-21 para brilhar.
Welinton, de Bauru, 21 bolas roubadas em 3 partidas disputadas
Foto: Célio Messias

  Welinton conquistou, no dia 23 de outubro deste ano, aos 21 anos de idade, a melhor marca de bolas recuperadas na história do Novo Basquete Brasil, tanto em sua fase sub-21 quanto na categoria adulta, na qual nunca participou de nenhuma partida.

   No jogo diante da equipe de Sorocaba, Welinton recuperou nada mais nada menos do que 15 bolas. O jogador pertence ao Regatas, de Campinas, mas graças a um acordo entre sua equipe e os baurueses, o atleta disputa o NBB sub-21 pelo Bauru Basket.

   A melhor marca desta LDO no quesito bolas roubadas pertencia a quatro jogadores: Kesley Araújo, da Winner/Limeira, George Chaia, hoje do Tijuca, mas que conquistou a marca jogando pelo Flamengo, Augusto César, de Araraquara e Guilherme Deodato, de Bauru, todos eles com 7 roubos de bola em uma única partida na competição.

   No NBB adulto, o maior ladrão de bolas de um só jogo é o norte-americano Larry Taylor, que assim como Welinton, defende a equipe de Bauru. No dia 8 de maio de 2009, na penúltima rodada da fase de classificação da primeira edição do NBB, contra a equipe de Vila Velha, o alienígena recuperou 8 bolas. Larry, aliás, detém a maior média de bolas recuperadas nas 3 edições do NBB: 2,09 roubos por jogo.

   Além de bater o recorde, Welinton entrou para a história do NBB sendo o primeiro jogador a anotar um double-double utilizando o fundamento bolas roubadas. O jovem se diz feliz em conseguir tal feito:

- É a primeira vez que participo do campeonato nacional, é uma honra para mim ter essa marca – comentou o ladrão de bolas do grupo B da Liga de Desenvolvimento Olímpico.

Welinton em uma de duas 5 enterradas nesta LDO
Foto: Célio Messias


   Com médias de 17,33 pontos, 3,00 rebotes, 3,00 assistências, 7,00 bolas recuperadas e 25,67 pontos de eficiência por jogo, Welinton tem ajudado sua equipe a conseguir a liderança do grupo B, que tem sequência hoje com mais quatro jogos. Bauru e Minas tentarão manter a invencibilidade, enquanto que Vitória e Sorocaba buscarão seu primeiro triunfo.


Rodrigo Bertoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário