quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Para manter a escrita: Vila Velha anuncia mais um estrangeiro

Abe Badmus, novo reforço de Vila Velha
Foto: Divulgação

  Mantendo-se fiel à tradição de integrar estrangeiros ao seu elenco, o time de Vila Velha anunciou a contratação do armador nigeriano Abe Badmus, o primeiro jogador dessa nacionalidade que irá disputar o NBB. Na verdade, o armador nasceu em Chicago, nos Estados Unidos, mas conquistou a cidadania nigeriana e jogou a favor do país em algumas ocasiões. Atualmente, o atleta estava defendendo o time de Campinas.

   Ao todo, a equipe de Vila Velha já contou com seis estrangeiros durante as três edições do Novo Basquete Brasil. Na primeira temporada, possuía em seu plantel o pivô cubano Amiel que, após conseguir médias de 18,52 pontos, 6,11 rebotes e 16,26 em eficiência, nas 27 partidas jogadas com a equipe capixaba, se transferiu para o rival Vitória na segunda edição do brasileiro.

   Foi também na segunda temporada do NBB que o time de Vila Velha trouxe dois norte-americanos para compor seu elenco: o ala Stevens , que terminou o ano com médias de 14,11 pontos, 4,00 rebotes e 2,07 assistências; e o ala/pivô Megam McNeil, que conseguiu, em média, 14,28 pontos, 5,3 rebotes e 2,0 bolas recuperadas, a segunda maior média de roubadas de bola daquela temporada.

   As contratações não foram mantidas em 2010, ano em que a equipe capixaba contratou o sérvio Dusan, que teve média de 9,88 pontos, 2,33 rebotes e 2,71 assistências; e os norte-americanos Riddick (15,93 pontos, 2,26 rebotes e 1,15 assistência) e Owens (10,59 pontos, 3,67 rebotes e 1,15 assistência).
Norte-americano Riddick, que disputou o NBB 2010/2011 por Vila Velha
Foto: Divulgação
   Além de sempre ter estrangeiros em seu elenco, outra particularidade do time de Vila Velha é apostar em jogadores de diferentes nacionalidades, e não só nos norte-americanos, como é comum aqui no Brasil. A equipe do Espírito Santo é a única que já foi constituída por um atleta sérvio, um cubano e agora por um nigeriano.

   Para a temporada atual do NBB, além da contratação de Badmus, o time de Vilha Velha também já acertou o retorno de McNeil.

   Segundo informações apuradas pela Liga Nacional de Basquete, o técnico Márcio Azevedo afirmou que os pontos fortes do nigeriano são o jogo de transição e o controle de bola. Além disso, o técnico admitiu a possibilidade de sua equipe contar com mais um estrangeiro para a temporada 2011/2012.


Júlia Abrão

Nenhum comentário:

Postar um comentário